31 de agosto de 2016

Resenha: Azeitona

Autor: Bruno Miranda 
Editora: Planeta 
Páginas: 352

AzeitonaSinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.

*
Olá queridos!! Alguém já leu esse livro? Eu li a resenha dele no blog Te Conto Poesia e fiquei louca para ler, aliás eu nem conhecia o livro. Esperava mais do livro, é legal só que era para ser romance, quando na verdade não tem nada de romance só no final mesmo, sim eu fiquei esperando um romance bem açucarado durante o livro todo. Embora não fosse um romance eu me vi presa na escrita do Bruno, fiquei cada vez mais curiosa! 

Ian tem 16 anos, é criado pela irmã Iris que trabalha com eventos de festas infantis e casamentos; a mãe deles faleceu e o pai os abandonou. A carreira de Iris está muito boa e ela está terminando a faculdade, sem planejar acaba ficando grávida do namorado. Ian ajuda a irmã em alguns eventos e também dá aulas de tênis particular, só que o dinheiro não é muito. Ele se sente em dívida com a irmã por ela ter cuidado dele, bancado e deixado de fazer algumas coisas por ele. 

Iris foi a sua primeira consulta pré natal, acompanhada de Ian e esse é o inicio de muitas coisas e mentiras. Na sala de espera aparece uma mulher chamada Catarina, produtora do reality show Novos Pais que procura adolescentes que estão gravidas para colocarem no programa. Catarina tenta convencer ele de participar, praticamente não o deixa falar, ele não ia nem dar bola se não tivesse visto o cache, quando vê sua mente já está trabalhando para dar um jeito de participar, porém não tem bebê e nem se quer uma namorada! Essa seria uma oportunidade de pagar tudo o que sua irmã tinha lutado por ele - ou quase tudo haha.

Ele faz uma busca de quem poderia ser sua 'namorada' para entrar no programa, não precisava estar gravida em nem engravidar ela, seria uma mentira, mas faria de tudo para vencer o programa. Em pouco tempo uma garota não sai da sua cabeça: Emília; quando a produtora liga para ele, é o primeiro nome que vem a cabeça e acaba colocando a menina nessa loucura.

Depois de muito insistir, Emília após ver o cache acaba cedendo e concordando em participar do programa, ela queria se ver longe da mãe e a grana ajudaria muito! Os dois se empenham muito para fingir ser um casal, terem um bebê e tentar não deixar a família ficar sabendo.

Sinceramente se eu fosse dar uma nota de 1 à 5 daria 3, o autor trabalhou muito bem os problemas familiares entre as personagens, me surpreendeu principalmente no final, mas como eu disse no inicio achei que fosse um romance mesmo, o foco não é o relacionamento do casal. Fiquei um pouco chocada em como pode realmente existir por ai pais que odiariam a filha por estar grávida... Bom, mesmo não estando no Ranki dos melhores recomendo o livro a todos, principalmente adolescentes e adultos e com toda certeza quem estiver grávida haha

Vejam alguns Quotes do Livro:

"Pais não são perfeitos. Mas tem um momento em que você precisa parar de culpá-los e entender."

"Não espere até você perder alguém pra começar a pensar em consertar as coisas."

"Quanto mais problemas você passa, mais resistente fica. Mais coisas boas acontecem."

"Se você soubesse que ela ia apoiar você, já teria contado a ela. Mas, em vez disso, você decidiu não contar porque, quando a gente sente que precisa fazer algo mais drástico, simplesmente... precisa fazer."

"O futuro é brilhante e imprevisível."

"A minha vida é o quanto a minha força de vontade acredita que eu posso fazer."

"Às vezes o pior que pode te acontecer é nunca acontecer nada."


47 comentários:

  1. Adorei a resenha, o nome do livro é super diferente, curti :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Oi Melissa, tudo bem? Eu já li muitas resenhas positivas sobre o livro. A sua análise sobre o livro ficou excelente, e ao lê-la, confesso que meu interesse em ler o livro aumentou, apesar de eu provavelmente nem gostar tanto assim da leitura, porque eu pensava que se tratava daqueles romances melosos, mas não é o caso desse livro. Parabéns pela resenha, aliás você arrebenta ao elaborá-la. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amor!! Tudo ótimo e contigo? Fico muito feliz que tenha gostado, queria que fosse um romance meloso na verdade kkkk mas mesmo assim achei muito bom o livro.

      Excluir
  3. Eu amei sua resenha, me despertou mais ainda a vontade de poder ler esse livro, já está na minha wishlist. Muito sucesso para você.

    Beijos da Josi ♡ | Para Sempre Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que tenha a oportunidade de ler ele :D
      Obrigada Flor, pra você também <3

      Excluir
  4. Oi Mel.Tudo bem?

    Essa é a primeira resenha que eu vejo do livro "Azeitona".
    Não vou falar que nunca vi nada relacionado a esse livro porque eu seria mentirosa.
    Achei a proposta diferentes e gostei do seu análise. Não vou dizer que esta na minha wishlist mas com certeza se tiver uma oportunidade de ler-lo eu não a recusarei

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!!! Tudo ótimo :D
      Bom espero que tenha uma oportunidade de ler ele, o livro desperta muita curiosidade na gente haha
      Beijos ^-^

      Excluir
  5. Oi, Mel!
    Acho a capa desse livro uma graça e já vi alguns comentários positivos em relação a ele. Nunca tinha lido nenhuma resenha e tenho que dizer que gostei do seu ponto de vista!
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa nunca tinha visto um livro com esse titulo o que já me chamou atenção. gostei bastante da resenha.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha visto nenhuma resenha sobre este livro. Gostei da sua resenha, mas infelizmente o livro não me chamou a atenção :/
    www.donadegato.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amei a indicação! Principalmente por falar dessa questão de pais, sabe? ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. O nome do livro é tão diferente!!

    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/
    Duas publicações por dia!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    Acho que o livro não faz muito meu estilo mas achei a capa e o nome muito interessantes e diferentes hahah
    beijoss
    Isa
    https://wonderbookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mel!

    Eu achei que tivesse mais romance, mas o bom de ler sua resenha é que agora eu sei o que esperar do livro. parece abordar muito bem os dramas familiares e o nome é bem diferente!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. ADOREI O POST, TEM UM ABAIXO ASSINADO LÁ NO BLOG CONTRA O AUMENTO DO FRETE DOS LIVROS PELOS CORREIOS, SE PUDER PASSAR NO BLOG PARA ASSINAR, EU AGRADEÇO, BJUS.

    ResponderExcluir
  13. Já vi a resenha desse livro uma vez e amei, tenho vontadxi de ler.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Tenho muita vontade de ler esse livro, ele parece muito interessante e engraçado. Adorei sua resenha e fiquei mais doida ainda para ler a estória!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  15. Wow parece super interessante!

    Amei o blog, estou a seguir! Da um saltinho no meu blog e segue-me tambem ♡

    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que resenha maravilhosa de se ler, amei como você escreve! Parabéns!!!
    Estou seguindo o blog!

    http://croquiandocomagrazi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Melissa.
    Infelizmente ainda existem pais que colocam as filhas para fora de casa quando essas se descobrem grávidas e solteiras. No momento eu não leria esse livro, mas já li algumas resenhas bem positivas e outras nem tanto dele. Quem sabe se conseguir emprestado eu leia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. O livro me deixou curiosa, mas creio que como você falou irei sentir falta do romance. Darei uma chance no futuro. Bjos

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  19. Oi Melissa,
    Não vou negar, o título me deixou curiosíssima! HAHAHAHA
    Acho que iria adorar chegar na livraria e pedir 'Azeitona'.
    Já quero *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor!!
    Eu sou doidinha pra ler esse livrooo <3 <3 <3
    E que quotes maravilhosos, fiquei mais empolgada!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  21. Oii,Mel
    Adorei sua premissa, a história dele parece ser legal,mas acho que não pegaria para lê-lo.

    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Mel. Eu estou me dando conta de que realmente preciso começar a ler mais vezes. Toda vez que entro por aqui, tem uma resenha legal e eu quase não posso comentar sobre pois são livros que eu não conheço ou ainda não li. Mas mesmo assim se tornam indicações maravilhosas. A história me parece ser bem legal.
    Eleutheromania

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu ia postar resenha desse livro hoje mesmo, mas acabei optando por postar outra hahaha.
    Eu também fiquei esperando por um romance que não existiu, nem mesmo no fim. Não me convenceu. A Emília me pareceu egoísta e foi se interessar de fato pelo Ian só no final, quando parou de pensar que o mundo rodava só em volta dela.
    Eu dei nota 4, mas só em consideração por ser a obra lançamento dele e por ter seus momentos divertidos. De resto, acho que ele tinha uma ideia potencial em mãos e não soube desenvolvê-la lá muito bem.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha visto falar, mas parece ser bem legal, amei a sua resenha, e confesso que assim como você ficou eu tbm fiquei com bastante vontade de ler rsrsr
    Beijinhos caramelizados...
    www.encontrodmeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Melissa!
    EU já tinha visto sobre esse livro e me parecia bem interessante. Mas vendo a sua resenha, acho que eu acabaria me decepcionando.
    Adorei a resenha!

    Beijos!
    Jéssica
    Reviewing

    ResponderExcluir
  26. Também nunca ouvir falar mas deve ser
    otimo. estou te seguindo se puder me seguir também
    ficarei contente ,BEIJOS!
    blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Nunca tinha visto a resenha desse livro, porém já o conhecia de vista hahaha...
    Não imaginava esse enredo, achei que ele seria um pouquinho melhor.
    Adorei sua resenha, ficou ótima, mas como espero sempre um pouquinho mais de romance, não compraria. :/
    Beijos.<3

    Leitura de Lua

    ResponderExcluir
  29. Ai, adorei tanto essa seleção de quotes no final e foi uma delícia saber mais das suas firmes opiniões! Estou curiosa para conferir a obra e já a imaginava como algo além do romance, tendo bases reflexivas em críticas para além, então creio que não me decepcionarei. Adorei os alertas que você deixou, fazendo uma resenha que capta entrelinhas e sai do costumeiro. Lindeza!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Oi Mel
    Olha eu aqui de novo.
    Eu não sei se o seu blog já foi indicado, mas eu te indiquei ele para o Prêmio Dardos 2016

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Pelo título do vídeo parecia de romance, mas só teve romance no final, amo livros com romance açucarado como você escreveu rsrs, pena que esse não é, mas mesmo assim lendo a resenha é interessante.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha, to louca para ler esse livro, ele já se encontra na minha wishlist um tempão <3
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Melissa, tudo bem?
    Eu tenho visto resenhas super positivas sobre esse livro, a sinopse dele realmente nos leva a pensar que será um romance água com açúcar haha! Ser nacional é tudo de bom, tenho procurado ler mais livros nacionais ultimamente! E que nome pro livro né? haha
    Adorei a sua resenha!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  35. Estou doida para ler esse livro. Muitas resenhas que já li sobre ele teve opiniões positivas.
    Ótima resenha, já não vou ler pensando em romance.
    Bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Uau, esse livro parece ser meio pesado né?
    Fiquei curiosa pra ler!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=Kn9CZKwawfA

    ResponderExcluir
  37. Mais um livro para a minha listinha (gigante) de livros para ler nas férias...

    https://poetizou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. uma pena o livro só ter romance no final, adoro romances, acho que também me decepcionaria com ele :/ de drama já basta minha vida kkk
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  39. Essa é a primeira resenha desse livro que eu leio!
    Me encantei, de verdade. Não curto muito romances, em especial água com açúcar, então acho que o fato de não ser assim seria ótimo.
    E sim, é chocante ver o quanto algumas meninas sofrem por engravidar. Só tô me perguntando como eles pretendem participar de um reality show sem ninguém ficar sabendo kkkk

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  40. Quando é demasiado drama até dá para revirar os olhos...

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖