18 de dezembro de 2015

A Realidade do Amor na Adolescência


O coração acelerado, a mão tremendo e soando e aquele frio na barriga, o nervosismo toma de conta dos adolescentes quando estão amando, pelo menos acreditam no amor, esperando que aconteça como nos filmes. Muitos adolescentes não tem noção de como o amor os muda, sim ele os muda de tal maneira que se tornam irreconhecíveis pelas pessoas à volta deles. Na hora de amar, ficam confusos, pois não sabem quem seguir, a razão ou o coração. O amor confunde a todos na adolescência, confundidos serão os iludidos, e quem não é! O mesmo os leva a caminhos que nunca imaginam explorar.

No amor não à somente sofrimento, tem alegrias que os preenche, há sonhos que faz passar por tantas pedras e buracos, mas quando chega ao final, veem que vale a pena passarem por tudo isso, mesmo não tendo sido pela pessoa certa; não se arrependem porque é sempre uma experiência que faz crescerem como ser, desvendam alguns mistérios, nunca ficam sem nenhuma dúvida, ainda mais no amor um sentimento considerado inexplicável para os adolescentes, por mais que tentem explicar, as palavras sempre somem...

Quando um sonho acaba, não tem mais a pessoa que tanto gosta, parece que vão desabar; é um sentimento destruidor. Não é só um sentimento, é amor não correspondido, raiva e ódio; ficam tão acessíveis, ser acessível é uma das bases do amor. Muitos tem medo de arriscar e acabar se machucando, a dor é imensa, só que geralmente não dói por muito tempo. Uma hora ou outra o adolescente sentira sentimentos que constatará como sendo o amor, não há como se prevenir nem evitar.

Adolescentes... são tão fortes seus sentimentos; quando dizem sentir o amor, de uma certa forma os surpreende, falam e agem de uma forma involuntária. O amor na fase da adolescência traz muitas saudades, mas a saudade os fará valorizar quem está por perto, e ou que nunca nos abandona.

A maturidade é um fator muito importante também. Depois de tantas ilusões, acham que sabem como lidar com o amor sem se machucarem, é certo dizer que nesta fase sempre vão se machucar mesmo fingindo não sentindo nada, nem que seja apenas a dor da culpa por machucar o outro, o amor se torna tão complicado. Em um casal, se um tiver maturidade pode entender e ajudar o outro, mas também podemos ver de outra maneira.

A maturidade pode atrapalhar sim um relacionamento. Quando pensamos em uma pessoa na fase adolescente amando, pensamos em hormônios a flor da pele, sentimentos com grande intensidade, imaginamos fogo. Muitos adolescentes gostam de se aventurar sem planejar nada somente sentir felicidade, prazer e alegria. E quando uma pessoa já madura age de uma forma que não esperam, simplesmente se irritam, alguns adolescentes até acham ruim outra pessoa a entender tão bem. Então, depende desses jovens querer um relacionamento tranquilo ou agitado.

Todo amor tem suas bases. A base mais importante é a confiança; se um garoto errar com uma garota, ela até pode perdoá-lo, só que não esquecera e não terá mais confiança nele. E se a garota errar com um garoto, eles podem até ficar junto só que o garoto não sentira o mesmo sentimento de antes por ela. Errar digo como um ato contra o companheiro. O romance perde todo o efeito.

Alguns pais não permitem os filhos terem um relacionamento na adolescência, pode ser que sejam muito novos para ter um relacionamento, mas na verdade eles tentam os prevenir, tentam fazer com que não sintam a dor muito cedo, a dor de uma ilusão; sempre pensam que seus filhos são muito novos e frágeis para suportar essa dor. Mas podemos afirmar que não há amor na adolescência, talvez uma paixão que dure pouco tempo, que passamos a chamar de amor passageiro. O que os adolescentes sentem, vem de uma admiração, atração e ou até mesmo de uma amizade. Todas as experiências que passam em relacionamentos nessa fase é muito importante para que amadureçam.

- Melissa Moreira 

4 comentários:

  1. É um sentimento tão lindo,mas tão complicado que sei lá...sou mais feliz depois de ter passado por isso,do que quando vivi isso.
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, bom, ainda estou passando por isso, o bom é que tudo que passo na adolescência e minhas experiências me dão criatividade aqui no blog haha..

      Beijinhoos *-*

      Excluir
  2. O post tá lindo, mas as letras tão muito pequenas e isso deixa a leitura um pouco difícil

    www.manualdagarotaesperta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖