22 de dezembro de 2014

Resenha :O preço de uma lição (Federico Devito E Gutti Medonça)

Amei esse Livro!

Sinopse :
Os meninos são, sim, capazes de amar.”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.
Com 19 anos eu tinha sites, jogava jogos virtuais, fazia faculdade de tecnologia e estava sem namorada. Foi o momento em que cheguei ao ápice da minha "nerdisse".
Quando criança ele tem um grupo de amigos: Paulinho, Manu e Claudia que se autodenominam “Quarteto 21” porque todos fazem aniversário dia 21 de algum mês. Conforme eles crescem, a amizade continua, mas a vida os afasta.

Chega a adolescência e esse jovem bonito inicia sua aventura amorosa, ele tem diversos relacionamentos que não dão certo, até que com 20 anos ele conhece a linda Juliana, seu grande amor. O problema é que a menina só tem 15 anos e eles vivem em cidades diferentes. A partir daí vamos conhecer a luta do personagem por iniciar o relacionamento e depois para mantê-lo, visto que além dos erros que cometem ainda há a volta dos relacionamentos passados do rapaz que tentaram assombrar a relação.
"Ali, descobri o significado da palavra amor. Soube finalmente porque existem tantas explicações de tantos poetas diferentes para uma mesma palavra. É impossível explicar, é algo que só pode ser entendido por quem sente. É uma alegria que não se imagina que possa ser sentida com tanta intensidade. Você deseja tudo de melhor para aquela pessoa, você quer se entregar e fazer de tudo por ela e, mesmo que aquilo te custe o maior sofrimento do mundo, acha que é um preço justo para ver a pessoa sorrir, mesmo que por um instante. A impressão que dá é não caber tanto sentimento assim em você."
Entre altos e baixos, acompanhamos a luta dos dois para seguir com o que acreditam. Acompanhamos seus pensamentos, dúvidas, idéias e tudo o que precisam passar para construírem seu futuro: ele batalhando um bom emprego e ela estudando para o vestibular. 
"Alguns fogos começaram a ser disparados em pontos aleatórios da praia, as pessoas começaram a contagem regressiva. Puxei Juliana para perto de mim, abracei-a com força. Quando a contagem terminou, os fogos estouravam juntos por toda a praia, iluminando a noite. Eu estava muito nervoso, senti que não ia conseguir, meu coração parecia ter passado por uma corrida de mil quilômetros. Juliana levou sua mão até a minha cabeça e fez carinho em meus cabelos. Naquele momento, percebi que era preciso muita coragem para amar uma pessoa, coragem que não vem de si mesmo, mas é transmitida por quem amamos."
Com o passar do tempo a relação se desgasta devido as cobranças sem sentido do personagem principal em relação a Juliana e, é nesse momento que os amigos do “Quarteto 21” aparecem para resgatar nosso personagem da depressão em que ele se insere.
"- Tem vários motivos para você não ficar com ela.- Enquanto existir um motivo para ficar com ela, prefiro apostar nesse motivo."
Eles buscam incentivá-lo a superar a situação e a lutar pelo que quer, é aí então que ele tem a idéia de escrever um livro com toda a sua história ( que seria o próprio livro que lemos), infelizmente não há final ou epílogo, então não sabemos o que Juliana achou e que decisão tomou.
[...]"Claro que nada vem de graça. Quanto mais valiosa a lição, mais alto o preço. Qual o preço de uma lição? Às vezes, se paga o preço mais alto"[...]


Eu amei de mais esse livro,é como se ele descrevesse o amor,esse sentimento que nunca consigo descrever nos meus versos e poemas,muito linda a história do casal,eu  reli as ultimas paginas 3 vezes haha.Foi escrito muito bem,eu e muitas outras garotas tenho certeza que também já acharam que os garotos não amavam!O rapaz do livro sempre recebia elogios de garotas que diziam "vc é uma espécie em extinção" concordo.Se existisse mais como ele seria ótimo.Ele amou tanto aquela garota.os doi se amaram muito nunca achei que um relacionamento pudesse ser como aquilo ele não brigavam e com o tempo se abriam mais e mais entre si.

Eu lembro de uma conversa que eles tiveram e eu chorei quando li as falas deles :

Ela:Como vc vai fazer comigo quando quiser terminar?

Ele:Vou te pedir em casamento,ai quando vc aceitar,vai terminar nosso namoro e começar o noivado. 

Q fofos!!Tinha algumas pessoas que até perguntavam se ele era gay por que ele falava cada coisa linda e só uma pessoa que está amando ou está apaixonada falaria as belas palavras da quele garoto.
Agradeço muito os autores por terem escrito aquele livro,os autores mostraram pra mim que as pessoas não mudam por causa do amor elas evoluem são pessoas melhores a cada dia!E me ajudaram a ver que eu não estava me valorizando o suficiente!As garotas acreditam rápido de mais nas palavras dos garotos que só querem usa-las por ai!Devemos nos amar primeiro para depois amarmos uma pessoa.

Eu não acreditava muito em amor a primeira vista,mas agora acredito plenamente.Então Obrigado Federico e Gutti!Foi um Brilhante livro que não tive vontade de parar de ler e li vorazmente chorando rindo sonhando..nunca esquecerei esse livro,ele com toda certeza será um dos meus preferidos!

Beeijoss Queridos e Queridas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖