17 de agosto de 2016

Resenha: Delírio



Delírio

Livro: Delírio
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 352

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

*

Não sei como demorei tanto para ler este livro, leio 600 páginas num dia mas um livro de 350 páginas demoro uma semana! haha meio confuso, mas acho que tentei não apressar a leitura, acho que exige um tanto de atenção para não se perder.
Lena cresceu acreditando que o mundo em que vive é infectado por uma doença maligna: o amor. Ela acredita que sua mãe se suicidou porque estava infectada e a cura não fazia efeitos nela.Quando alguém completa 18 anos é obrigada a fazer o procedimento da cura e faltam poucos dias para Lena, ela está tão convicta que isso é o certo que conta os dias para a data chegar. 

As pessoas são 'curadas', e recebem opções de conexões com o sexo oposto e pode escolher uma delas para ser seu esposo/esposa. Um casamento onde não se amam, o governo decide quantos filhos você terá, e você tem que obedecer. A cura é como não ter sentimentos, não amar ninguém, não sofrer mas demonstrar harmonia com todos.

Antes de Lena ser curada conhece alguém e se apaixona. Se apaixona por Alex que abre seus olhos e mostra que tudo o que sempre acreditou, o que sempre lhe contaram não era mais 'aquele mar de maravilhas'. Descobre que sua mãe preferiria morrer por amor do que viver sem ele, que a amava e também que ela está viva. Alex aparece na sua vida, e aos poucos ela percebe que está " infectada " por ele. E então todos os seus planos mudam, e o que antes a fazia se animar, agora está apavorando-a. Ela vê o quão horrível é o governo e todas as leis.
Tenho um trabalho de história para apresentar acabei aprendendo muita coisa e uma delas é sobre: estado de sítio ainda no governo de Castelo Branco, era o que proibia os cidadãos sair de sua casa ou andar pelas ruas a partir de certa hora. No livro é a mesma coisa, eles tinham o "toque de recolher", Alex faz despertar a rebeldia dela; é um romance lindo, tem suspense e ação também. Não é muito importante mas claro ela não podia passar tudo isso sozinha. Ela também tem uma melhor amiga: Hana, no inicio fiquei um tanto confusa com a personalidade dela, mas aos poucos fui a entendendo! As personagens são muito bem exploradas. 
O livro é um tanto complexo, gostei muito da escrita. Me senti lendo algo do futuro. Gostei bastante do livro, embora acho desnecessário uma continuação; vou ler a continuação porque estou curiosa o final destruiu meu coração! Recomendo a todo o livro a todos!

Quotes: 

"É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele."

"Corações são frágeis. Por isso é preciso ser tão cuidadoso."

"— Uma escolha limitada — Hana me corrige. — Podemos escolher dentre as pessoas que escolheram para nós. 
— Toda escolha é limitada — disparo. — A vida é assim."

"Talvez seja esse o segredo para falar com meninos — talvez baste simplesmente estar sempre irritada."

"Muitas coisas, mesmo os maiores movimentos na Terra, começam com algo pequeno."

"às vezes, juro que, por apenas um segundo, o tempo congela e o mundo para. Apenas por um segundo. E se de alguma forma fosse possível dar um jeito de viver naquele segundo, eu viveria para sempre."

"Amor : uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados. Antes e depois — e durante , um momento que não é mais largo ou longo que uma lâmina."

19 comentários:

  1. Essa capa é belíssima, adorei a sua resenha, me fez ter mais curiosidade com a história.

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é belíssima, adorei a sua resenha, me fez ter mais curiosidade com a história.

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, Melissa.
    Eu li esse livro quando comprei ele na bienal a 4 anos atrás hehe. E como tinha acabado de ler a Série Feios, achei tudo muito parecido. Mas a história é boa sim. Leia os outros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Nossa estou atrasada na leitura em haha Vou ler sim ^-^

      Excluir
  4. Olá Mel,
    Amei sua resenha. Parece que esse é um livro que nos faz refletir muito, aprecio livros assim.
    Está anotado aqui e a minha lista de leitura cada dia aumenta mais rs
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anjo ♡
      Haha deve estar bem grande a lista...
      Beijos ♡♡♡

      Excluir
  5. Ótima resenha me deu aquela pontinha de curiosidade, já está na lista!
    Beijão.
    Les Jours de Marcela

    ResponderExcluir
  6. Por acaso já li a colecção Delirium toda e até já tinha feito uma review! Por acaso são uns livros interessantes :D vais ler o resto? Que achaste?

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!! São muito reflexivos haha Vou ler sim o resto ainda estou curiosa pra saber o que acontece com Alex...
      Beijos *-*

      Excluir
  7. Oi, flor!!
    Vejo sempre esse livro por aí e sempre tive curiosidade para ler, espero ter oportunidade logo.

    Ps. Alguém já te disse que você parece com Olívia Torres? <3 rs
    (Pelo menos nessa foto aí do seu perfil rs)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tahy! Espero que consiga ler ele... Não conheço essa garota eu acho haha mas vou procurar por ela kkk
      Beijos ^-^

      Excluir
  8. ADOREI a resenha porque quando eu era adolescente tbm cheguei a pensar que o amor era parecido com doença pelas experiencias que eu via ao me redor, claro que essa fase passou e hoje compreendo que sem amor nao se pode ficar neh :D amei o livro!

    http://www.jackblog.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro e AMEI!!!!!!!!!!!!!!! VIrei fã da autora, pois tem uma excelente narrativa e muito simpática, mandei e-mails e ela me respondeu!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal né? Gente!! Sério? Não sabia que a autora era simpática assim rsrs' a maioria ignora..

      Excluir

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖