31 de janeiro de 2020

Resenha: Um Presente Para Cléo

Título: Um Presente Para Cléo
Editora: Amazon
Autora: Jariane Ribeiro 
Páginas: 96
Resenhista: Mel
Adicione: Skoob
Sinopse: Cléo Nunes quer mudar de vida e o primeiro passo é parar de sentir medo da tia Dionísia e gostar do pavoroso nome que lhe deram, assim como aceitar calçar número quarenta e ser viciada em sapatos de liquidação. A mudança começa em um emprego temporário que envolve uma chefe que gosta de axé e de empreendimentos eróticos.

E se, de repente, no meio de tudo isso, a origem de alguns de seus problemas surgisse, ainda com cara de cafajeste e disposto a esclarecer as interrogações do relacionamento que deu errado? Um contrato é assinado e a cláusula principal diz que Cléo tem que aceitar discutir a relação com Theo.

Muita coisa pode acontecer: mágoas ressurgirem, paixão reascender e a receita perfeita que resultará em muita confusão e em um presente de Natal pra lá de inesperado.

Nota: 5/5
"- Já é julho. 
- E o que tem?

- E eu ainda te amo. " 

Cléo está cansada da vida que tem, ela arrasa na cozinha sendo uma confeiteira de mão cheia e sua família aproveita desse talento fazendo-a cozinhar sem parar no natal. Certo, a família dela é como qualquer outra família (meio maluca do jeito próprio), mas não parecem ser muito legais com ela. Se sentindo mal com várias coisas, escreve uma lista de decisões e sonhos. Só que a lista fica mais é de enfeite porque falta a coragem para cumprir tudo. 

Não são coisas muito impossíveis, tem coisas simples como por exemplo,  amar o próprio nome - que é um pouco estranho rsrs' - e coisas mais grandes como abrir a própria confeitaria. O fato é que ela ficou muito tempo abrigada na família e dar um passo para o novo, para a mudança pode ser assustador. Então... Só de pensar nessas coisas já imagino a coitada indo  tirar a ansiedade cozinhando. 
"Não há lugar para a Cléo dos doces calóricos e seu dramalhão mexicano nestas ruas."
Devido a sua falta de "coragem"ela perde uma pessoa muito importante na sua vida, perder é uma palavra muito forte, não? Mas dá pra usar essa mesmo porque, perder o cara que você ama devido às complicações da vida e com a família, é como se perdesse no sentido de morte mesmo. 

O livro aborda um tema muito importante, carrega um peso de lição de moral muito forte. O homem que Cléo amava,  seu ex-namorado, é negro e ela é branca e se não bastasse, ela é bem de vida e tendo que o casal enfrentar tantas adversidades logo no início do relacionamento foi muito para Cléo, muita coisa, muito difícil e à entendo completamente. Mesmo Cléo sendo de uma família rica e morar num bairro respeitado e tudo mais, ela não é preconceituosa, não consegue pensar nessas coisas, ela nem mesmo se porta como deveria - segundo o padrão da sociedade - ela é uma moça encantadora.
"Quando nos apaixonamos por alguém, de uma forma ou de outra essa pessoa deixa marcas na gente e ele me marcou de formas que não consigo nem descrever."
Falei tanto dela, já dá para perceberem que gostei muito da Cléo. Ela sai da casa dos pais - ela tem idade para isso já - pra fugir de ficar cozinhando para eles e ainda por cima de graça, então sua melhor amiga Bia, consegue um trabalho para ela em uma loja de mimos no shopping. Dia vai, dia vem com a dona da loja maluquinha e encantadora... que chega realmente o natal, ocorre um imprevisto com quem seria a mamãe Noel e Cléo terá que se incorporar no papel da Mamãe Noel. Mas e se eu falar que ela terá que trabalhar em dupla com seu ex-namorado sendo o Papai Noel? 

Com a missão de continuar no emprego, Cléo se vê a todo momento tentado ter paciência com Theo. Aos poucos sabemos como foi a história deles através de lembranças da protagonista e o que levou à separação. É bem perceptível que ainda se gostam e muito. Os dois parecem serem feitos um para o outro e Cléo não quer lutar por eles. Theo faz de tudo para fazê-la se lembrar deles juntos. E temos então um livro cheio de momentos engraçados, intensos e encorajadores para Cléo correr atrás do que quer e fazer as escolhas certas. 
"- Nós mulheres, temos que aprender a lidar com as adversidades amorosas.
- Theo não é uma adversidade, ele é um caos."
Bia é uma amiga muito legal e que sempre dá conselhos para ela. As duas são opostas no sentido de uma fazer tudo impulsivamente e a outra não fazer nada pensando em todas as possibilidades. Me peguei torcendo para que Cléo desse outra chance para Theo e que tivesse partes deles  dois juntos, eu amei esse casal. É um conto maravilhoso esse livro 💟 Os outros personagens também são maravilhosos, ela conseguiu fazer personagens únicos e encantadores, conseguiu despertar o sentimento que cada personagem deveria despertar na gente.

Quem acompanha o blog a muitos anos sabe da minha paixão platônica por essa escritora. Sou fascinada pelas histórias e os títulos que ela escreve. Cada livro dela é mais incrível que o outro, e nesse eu me surpreendi mais ainda, ela escreveu de forma tão solta, tão leve e fluida que foi impossível soltar o livro antes de terminar a leitura. A história aborda os temas do amor, amizade, família e mesmo que eu não tenha citado tanto aqui, fala muito sobre preconceitos quanto ao nível social e a cor da pele. Indico esse livro para todos vocês, essa é uma ótima leitura para ler numa sentada, num domingo e claro... No natal já que a história se passa nessa época do ano 💕
"- É justo tantas complicações por algo tão simples quanto a cor da pele?"

27 comentários:

  1. Olá, Melissa.
    Achei o enredo bem fofinho, ideal para ser lido depois de um livro mais denso. Vou anotar aqui e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Melissa.
    Gosto de livros com tema natalino. Dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lia ^-^
      Que bom, eu nem gosto de livros com esse tema mas amei o livro haha

      Excluir
  3. Não conhecia a autora nem o livro, mas pela sua resenha me pareceu aquela leitura leve que a gente lê bem rapidinho e já fica com saudades da história.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu precisa conhecer a escrita dessa autora!!! Esse livro é lindinho demais ^-^

      Excluir
  4. Oi, Melissa

    Gostei da abordagem do relacionamento interracial. Parece ser uma história bem fofa e o clima natalino deve dar todo um charme a mais.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu amo histórias natalinas, e acho que tenha essa no Kindle.
    E já amei que a protagonista mexe com confeitaria, pois não sei cozinhar nada mas gosto de ler hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi Mel!

    Curti a sua resenha. Tenho encontrado muitos contos na Amazon, principalmente de autores nacionais que abordam questões mais sociais como racismo e homofobia. Estou achando isso lindo, mas ainda acho uma pena que a visibilidade seja tão pouca. Vou adicionar no meu skoob pra lembrar de ler um dia, o preço está tão acessível ♥

    Bjs!
    ¤ Serenar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, então menina. E essa escritora é uma deusa na escrita, não sei como não tem tanta visibilidade como merece. Muito Obrigada pela visita ^-^

      Excluir
  7. Oii, como vai?

    Parece uma história bem fofa, do tipo que eu leria para aquecer meu coração após um livro pesado, aliviando a ressaca literária rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tô bem, ou mais menos haha
      Verdade, é ótimo para essas horas

      Excluir
  8. Hey Melissa! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas imagino a felicidade que é se surpreender positivamente com um livro de um escritor que amamos tanto.
    Adorei a resenha.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Verdade, foi uma surpresa muito boa ^-^
      Que bom que gostou da resenha ^-^ De nada Flor <3

      Excluir
  9. Que resenha sensacional! Já li livros que me transmitiam emoções semelhantes e foi ótimo!!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu coração!! Muito obrigada ^-^
      Então, esse livro é realmente incrível!

      Excluir
  10. Oi
    eu gosto das histórias da Jariane, suas histórias sempre são fluidas na hora da leitura, eu já li esse e foi uma boa leitura, mais me estressei com a família dela, que bom que gostou dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Gostei muito desse livro, não li mas amei o assunto abordado, acho que além de divertido será de aprendizado.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Não conhecia essa livro, mas a história parece ser bem legal! Gostei da dica
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Oii, que bom ^-^
    Ah fico tão contente com seu comentário, se der leia e não irá se arrepender ^-^

    ResponderExcluir
  14. Olá, meninas do blog. 🌷🌷
    Eu acredito que os livros devem nos conquistar primeiramente pela capa e depois pelo conteúdo. Porque a capa é a primeira coisa que vemos em um livro.
    Os livros da Jariane sempre me conquistam pela capa e então pela ideia da proposta. As capas dos livros dela são sempre bem elaboradas e as histórias caminham de mãos dadas com elas. Deve ser uma delícia ler os livros dela. Eu penso que é uma escritora que merece ter seu trabalho reconhecido e logo. Tenho uma lista de livros dela para ler. Pretendia começar pela trilogia 'Conto de fadas às avessas'... pois foi o primeiro dela que ouvi ela falar.
    Não conhecia o livro da postagem através dessa capa. Quando soube da história 'Um presente para Cléo', eu conheci por outra capa; se bem me lembro, uma capa branca com letras e detalhes em rosa e azul... mas até que gostei bem mais dessa capa. Tenho certeza que a história irá me prender quando eu for ler.
    Beijo e abraço!💋🤗
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ai meu Coração!! Quase me dando um infarte vendo esse comentário todo lindo *-*
      É verdade que os livros dela, tanto a capa quanto o conteúdo são maravilhosos, eu li esse Conto de Fadas Às Avessas, li também outras obras da autora e amei, muita gente não sabe como ela escreve bem, ela deveria ser o novo conteúdo de literatura a ser estudado em salas de aula.
      Esse livro é lindo, eu espero que você consiga o ler ^-^
      Beijoss <3 Amei sua visita aqui ^-^

      Excluir

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖