16 de novembro de 2018

Resenha: Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis
Editora: Ática
Páginas: 223
Resenhista: Melissa (Mel)
Sinopse: Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

*
Olá pessoal! Acredito que todos devem ter conhecimento do talentoso Machado de Assis, um clássico da literatura brasileira. E como estou estudando sobre ele no colégio, e suas obras resolvi trazer a resenha desse livro dele "Dom Casmurro", particularmente amei 💓.

Bentinho, um dos personagens principais recebe o apelido de Dom Casmurro, com o significado de retraído e calado. É assim que somos apresentados em um primeiro momento pelo livro. Bento ou Bentinho Santiago, mora com sua mãe Glória, mora também com Prima Justina, Tio Cosme (todos os três viúvos), e com o José Dias, o charlatão de Médico, que a família se apegou muito e insistiu que ele morasse com eles. Dona Glória, perdeu o primeiro filho, e fez uma promessa a Deus, que se ele desse um segundo filho à ela, ele serviria ao seminário.

Com este plano, a mãe de Bentinho tenta fazer com que ele aceite o futuro, o rodeando da religião e com a presença constante de um padre, o Padre Cabral. Porém o plano de Dona Glória começa a dar errado, quando Bentinho começa a se aproximar cada vez mais com a amiga de infância, Capitolina Pádua. A qual, a família de Bentinho os havia ajudado quando uma enchente os deixaram vulneráveis, assim Bento e Capitolina cresceram junto, e com 14 e 15 anos a amizade começa a evoluir para um romance. Ainda nessas idades, Capitu e Bentinho, juram diante de um poço se casarem um com o outro, e logo após, Bento foi para o seminário. 

"[...] Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada".

Claro que ele tentou não fazer o seminário, mas ainda não tinha encontrado uma solução para isso. Já no seminário ele conhece Ezequiel de Souza Escobar (ou simplesmente Escobar ), que virá a ser seu melhor amigo. Escobar é sorridente, aberto, educado, de palavras bonitas e admirado por muitos, ele também não queria fazer o seminário e sim ser um comerciante. Com o passar do tempo, planejaram como sair do seminário, e Bentinho coloca outra pessoa para ficar no seu lugar lá, já que a dívida da mãe devia ser paga de alguma forma. Após sair do seminário, Bentinho cursa Direito na Europa e volta para casa com 22 ano mais o menos.

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova".

Bento se casa com Capitu e Escobar casa-se com a melhor amiga de Capitu, a Sancha. Os quatro muito amigos, visitavam sempre um ao outro. Bentinho queria muito um filho e já com 2 anos de casado não o tivera, enquanto Escobar e Sancha tiveram uma filha e a chamaram de Capitolina, como o nome da mulher de Bentinho. Depois de um tempo, Bento e Capitu tiveram um filho com o nome de Ezequiel (primeiro nome de Escobar). Certo tempo depois Escobar vem a falecer em um acidente no mar. E Bento começa a ficar enciumado e cismado com a reação de Capitu com a morte do amigo. A partir dai, ele começa a ver muita semelhança do próprio filho com o falecido amigo. Começa a desconfiar que o filho era da mulher dele com o amigo. 

E chegamos às discórdias que o livro proporciona. Até o final do livro ficamos na dúvida se Capitu o traiu ou não. Alguns fatos faz parecer que ela o traiu, mas o livro é todo narrado por Bentinho, de modo que, seu ciúmes exagerado pode ter interpretado as cenas de forma distorcida. Eu amei muito esse livro, e é ótimo encontrar alguém para debater se ela o traiu ou não haha. A escrita de Machado de Assis é muito boa, e a forma que descreve as personagens é muito legal, de forma realista e com base nos atos de cada um.

Quem já leu? O que achou do final e se Capitu realmente o traiu ou não? Comentem aqui em baixo 😃


- Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖