18 de março de 2019

Resenha: Proibido


Editora: Valentina 
Autora: Tabitha Suzuma
Páginas: 304
Resenhista: Melissa B. (Mel)
Onde Comprar: Amazon, Americanas, Saraiva
Adicione: Skoob 
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

*

Como não gosto de ler a sinopse antes de iniciar um livro, esse foi um choque e com toda certeza me surpreendeu. A julgar pela capa eu diria que seria um livro de romance, um romance "normal", mas é tão profundo que tive que dar um tempo antes de vim falar dele. Altas possibilidades de ficar em uma ressaca literária após ler esse livro, mas para eu, vale apena 💕

O livro nos conta a história de uma família, mas talvez não exatamente no sentido de família mesmo, porque família é valiosa, é um amor sincero. Uma Mãe que esquece dos filhos, que não é presente, e pensa em coisas muito fúteis - não merece ser chamada de mãe, mas... -  e seus cinco filhos. Gira em torno de Lochan e Maya, os filhos mais velhos (17 e 16 anos), e em como eles se viram.

Lochan e Maya definitivamente tomam papéis de pais para si. Quando a mãe deles está em casa, é como se não tivesse, Lochan e Maya fazem tudo como se ela não existisse e tomam para si, as dores da vida complicada, a pobreza, a falta de tempo, a preocupação com as coisas de uma casa e com os irmãos mais novos. É doloroso ver jovens da idade deles estarem sendo em lugar de pais.  E eles batalham, dão o melhor de si para cuidar um do outro, porque sabem que se falarem pra alguém, seriam separados. Quando a mãe começa a ficar longos períodos sem se verem, nem faz mais diferença.

Então Lochan começa a gostar de Maya. Mas como? Isso mesmo. Irmãos. Mas é agoniante ver todo o amor, a paixão sendo reprimida só por causa do que todos poderiam falar. Ignorando o fato de serem irmãos, gostar de alguém de verdade e morar na mesma casa, estudar no mesmo colégio é algo além de torturante. É doloroso demais e foi escrito tão bem, pareceu totalmente real! Maya também gosta dele, mas demora mais para realmente perceber.

"Não sei - sussurra - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?"

É difícil falar desse livro, dar foco ao que realmente a autora quis falar. Na minha cabeça está só o romance, é tão chocante, mas é doloroso demais viver como eles estavam vivendo, em condições nem tão favoráveis, lutando para dar algo que seria o básico numa vida normal, sem a mãe para aconselhar, fazer as coisas, sem trazer dinheiro para casa para sustentar a todos eles. E o final foi tão impactante que você quer entrar na história e matar alguns personagens só no tapa, quer gritar e correr mudar o roteiro. Chorar é a última coisa que fiz depois de sofrer quase uma depressão depois desse livro! 

Tabitha pode se orgulhar, porque tudo que queria é ir até ela e a abraçar, deve que foi mais doloroso ainda para ela escrever o livro. Mas foi um dos livros que mais amei ter lido. E eu não consigo esquecer as personagens, esquecer as cenas e principalmente o final. O final destruiu meu coração e jamais serei possível esquecer. Foi um assunto tão sério que ela abordou, a ausência dos pais, uma família simples, e ainda o quanto os filhos podem ser afetados devido a presença ou modo de agir dos pais em casa! Lochan desenvolveu fobia social, é de partir o coração um garoto tão maravilhoso ficar "escondido".

"Juntos, não fazemos mal a ninguém; separados, nós definhamos."

Indico o livro muita gente deveria conhecer essa história incrível. É provável que alguém sinta repulsa ou algo do tipo, mas primeiro precisa ler o livro, se colocar no lugar das personagens e depois dizer algo.
Espero que tenham gostado da resenha, comentem aqui em baixo, se já ouviram falar do livro, ou se já leram 😊


- Mel

12 comentários:

  1. Oi, Melissa. Tudo bem? Que livro interessante! Já li muitos comentários positivos à respeito dessa autora, no entanto eu ainda não li nenhum livro dela. Essa obra me parece ter um grau de profundidade literária muito intensa. Lendo a sua análise deve ser daqueles livros que marcam a existência de quem o lê para melhor ou, até mesmo para pior dependendo do momento de cada um. Fiquei com uma enorme curiosidade em lê-lo, mesmo sabendo que inevitavelmente me deixará em uma ressaca literária daquelas. Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs' Verdade Lu, é muito bom e com certeza deixa marcado na vida da pessoa. Muito obrigada por ler a resenha ^-^

      Excluir
  2. Oi Mel, nunca li o livro porém já tinha escutado falar, inclusive sobre esse amor proibido, estou super curiosa mas lerei quando estiver pronta para tal!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah verdade tem que ler quando estiver pronta mesmo ^-^
      É um livro muito bom, tendo oportunidade pegue ele <3
      Valeu por passar aqui no blog *-*

      Excluir
  3. Amei sua resenha, a capa desse livro está apaixonante demais. Fiquei ainda mais curiosa por saber que ele foge de uma leitura de romance convencional e que surpreende.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bom que gostou ^-^ E verdade rsrs' a capa é o que mais me chamou atenção para ler ele.

      Excluir
  4. Oi Mel.
    Eu amei ter lido este livro! Mesmo com toda a crueza, a tristeza e os sentimentos conflitantes que ele me trouxe, valeu super a pena. Em minha opinião esse livro deveria ser lido por todos.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, ah que bom que você leu!! Menina nem me fale, acho que até amadureci mais depois dessa leitura

      Excluir
  5. Oi, Melissa!
    Esse livro é um dos meus favoritos, ao mesmo tempo que foi um dos que mais sofri na vida!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e eu super te entendo, ele é muito marcante né
      Valeu por passar aqui no blog ^-^

      Excluir
  6. Hey Melissa! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro até me deparar com o seu post, e já adianto que curti a premissa dele. Sua resenha está perfeita!
    Quando puder, dá uma passadinha lá no blog.
    Um abraço,
    Thamiris.

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ^-^
      Menina esse livro é maravilhoso!!
      Valeu pela visita passo sim ^-^

      Excluir

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖