22 de fevereiro de 2019

Resenha: Anne de Green Gables


Editora: Pedra Azul 
Autora: Lucy Maud Montgomery
Páginas: 236
Resenhista: Melissa (Mel)
Adicione: Skoob
Sinopse: Tudo parecia confortável demais na vida dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, mas o coração de Matthew começou a dar sinais de que a idade lhe havia chegado. Decidiram, não antes sem muita ponderação, adotar um menino, de uns onze anos, para que pudesse receber educação apropriada e ser o ajudante de Matthew. Mas, a mão da Providência já havia agido na vida deles, e através de um erro de comunicação, uma menina ruiva, tagarela e sardenta ocupou o lugar do menino. Anne, assim que chegou a Green Gables, fica sabendo do engano, mas com sua imaginação fértil e conversa afiada, já havia conquistado o coração de Matthew. E assim começa a história de suas aventuras fascinantes, com sua “amiga do peito” Diana, e sua competição com o inteligente e perspicaz Gilbert Blyhte. À medida que Anne foi aceita em Green Gables, ela conquista também a admiração de toda a cidade de Avonlea e o encanto do seu mundo de sonho e imaginação se espalha e vai contagiar você também.
Oi Pessoal 😃, como vocês estão? Estou muito contente em vim trazer a resenha desse livro incrível! Depois que foi lançado a série Anne With An "E", muita gente como eu se apaixonou pela história da Anne e logo quis comprar o livro. E me surpreendi, não estava esperando algumas coisa. Eu esperava uma história igual ao da série. Mas sinceramente: o livro é até melhor que a série 💕

"- Dez minutos não é tempo suficiente para dizer um adeus eterno [...]"


Matthew e Marilla são irmãos solteiros que moram juntos em Avonlea, na fazenda de Green Gables. E como são só, surge a necessidade de um ajudante para Matthew que estava com sua idade avançando. Então mandam recado para um conhecido trazer um menino órfão de um orfanato. No dia de buscar o jovem, Mattheu se surpreende com um equivoco. Quem está lá não é um garoto e sim uma garota. Uma linda menininha de cabelos ruivos, olhos grandes e tagarela: Anne.

Matthew logo se apaixona pela garotinha, mas Marilla o mais rápido possível tenta devolvê-la, mas se vê num impasse agoniante. A boca do povo de Avonlea era grande demais se ficasse com Anne, mas a outra opção da menina era viver em outra família, na qual Marilla sabia que sofreria mais do que já sofreu. Sendo assim, tomaram a decisão de ficar com ela e cria-la da melhor forma.

"Mas francamente, Marilla, uma pessoa não pode ficar triste por muito tempo em um mundo tão interessante, pode?"

Matthew foi um personagem no qual foi rápido criar um laço de sentimento, diferente de Marilla que na maior parte do livro não conseguia me aproximar. Mas chegando no final, com certeza via nela uma verdadeira mãe. Anne tinha muita imaginação, criava nomes para os lugares, e imaginava histórias românticas e dramáticas. Muitas vezes acabava fazendo algo errado ou esquecendo de fazer as coisas por conta de tanto sonhar acordada. Ela era encantada pelas árvores, as flores e tudo em Green Gables, e aproveitava cada pedacinho daquele lugar!

"[...] O mundo parece algo que Deus tenha recém imaginado para seu próprio prazer, não parece? [...]"

Anne encantava a todos, uma garota que não parava de falar, sempre curiosa para saber tudo e exagerada em demonstrar qualquer sentimento. Com certeza fez da vida de Matthew e Marilla valer a pena. Anne logo que chegou fez uma amizade para toda a vida, uma melhor amiga ou como ela mesma disse "Uma amiga do peito", que se chama Diana ela não morava tão longe de Green Gables, de modo que ficava fácil uma comunicação quando precisasse.

Na escola ela se destacava por sua inteligência, curiosidade e amor por leitura, ninguém recitava um poema tão lindo como ela! Também tinha o Gilbet, um garoto inteligente que de inicio irritou a Anne de maneira que ela não pôde o perdoar, virando assim rivais e competitivos. Fiquei agoniada com isso, na série era bem diferente e esperava que se resolvessem logo, o que foi bem impossível...

"Mas sabe, não creio que me sentiria muito confortável com tudo isso, afinal. Tem tanta coisa nessa sala, e tudo tão esplêndido, que não existe escopo para imaginação. Esta é uma ideia consoladora quando você é pobre - existem tantas coisas mais para imaginar."

Com certeza o livro de Lucy quis transmitir grandes ensinamentos, como: ser grata ao que tem, o pouco é melhor que o muito já que no muito você não consegue imaginar as coisas, sonhar e sempre ter objetivos e claro: errando é que se aprende. Anne tem o talento de caçar confusões e ser sempre o centro das atenções. Ela se sente muito grata por Matthew e Marilla a terem adotado, de maneira que tenta sempre agradá-los e os deixarem orgulhosos.

"- Marilla, não é maravilhoso pensar que amanhã é um novo dia, ainda sem erros cometidos?
- Posso garantir que você irá cometer vários deles. Nunca vi ninguém melhor para isso, Anne - disse Marilla." 

A série não foi muito parecida com o livro, e fico feliz porque a história da Anne ficou mais linda ainda! Anne não era odiada ou maltratada por Avonlea, e pelo contrário da série, Anne era muito popular na escola! A edição pela Editora Pedra Azul está muito boa, a capa é maravilhosa, folhas amareladas e não encontrei nenhum erro de edição. É um livro lindo e indico a todos 💟


- Mel 

8 comentários:

  1. Oi, Melissa! Que bom que você se agradou com essa leitura. Eu já li alguns livros dessa autora, no entanto esse em específico que tu resenhou não lembro de ter o lido. De qualquer modo a autora é super taLentosa e os livros que li me agradaram bastante. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a história desse livro, deve ser incrível e as reflexões que ela causa são muito importantes. Já quero!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as reflexões ganham bastante destaque, é muito bom ^-^

      Excluir
  3. Que fofa a resenha! Acho que ia adorar ler esse livro!!! Já quero ele RSRrs
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖